PARA APRENDER MATEMÁTICA, ESCREVA

Cientistas de quatro países (Canadá, Portugal, Vietnã e China) conduziram um experimento por seis meses para testar um novo jeito de estudar matérias difíceis, como engenharia e matemática. Nesse novo jeito, os estudantes precisavam escrever um diário sobre o curso, principalmente para responder a duas perguntas: O que eu entendi hoje? O que eu não entendi, e por quê?

Os estudantes que participaram do experimento se saíram bem, comparados aos que seguiram rotina normal. Calvin Kalman, professor do departamento de física da Universidade Concordia, no Canadá, diz que faz diferença se uma pessoa escreve um diário, nas suas próprias palavras, sobre o que estudou no dia. "Ela começa um diálogo consigo mesma" , diz Calvin. "Depois disso,ela vem para a classe não para cumprir o número mínimo de aulas, como muitos fazem, mas para fazer perguntas."

Calvin diz que suas pesquisas refletem uma preocupação de seu financiador, o governo canadense: é preciso achar jeitos de atrair jovens para cursos carregados de matemática, e de mantê-los no curso até o fim. É preciso, portanto, fazer com que os jovens entendam o que estão estudando. Só assim o Canadá produzirá empreendedores com a capacidade de pensar criticamente - e de fundar empresas e criar empregos.

Fonte: Revista Cálculo - Número 4