Didática do ensino geométrico

Lorenzato, Sérgio e Fiorentini, Dario. Para aprender matemática. Coleção: Formação de Professores. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.
Ubiratan D’Ambrosio- Etnomatemática, 1990.
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA - 06.05

Quando é comemorado e quando foi instituido? É comemorado no dia 6 de maio e foi instituído em 2004.
Formigas são mais espertas que crianças da quinta série?

“As formigas são mais inteligentes do que um aluno de quinta série, elas conseguem fazer cálculos!”, empolga-se Els van Egmond do editor da revista.
Para o estudos, os cientistas Zhanna Reznikova e Boris Ryabko pesquisaram em uma grande variedade de espécies diferentes sua capacidade de contar e realizar tarefas matemáticas básicas. Os pesquisadores afirmam que espécies de formigas conseguem comunicar informações sobre números para membros da colônia e também realizar operações aritméticas simples.
Reznikova, da Univesidade Estadual de Novosibirsk, Rússia, e Ryabko, do Universidade Estadual de Telecomunicações e Ciência da Computação da Sibéria têm estudado as habilidades matemática da formiga já há algum tempo.
Para algumas de suas experiências anteriores sobre as formigas, os pesquisadores montaram várias estruturas em forma de labiribto e esconderam comida em lugares específicos. Aqui estão alguns esboços mostrando como os objetos pareciam (Crédito: Zhanna Reznikova e Boris Ryabko).
Os experimentos foram feitos com o objetivo de impossibilitar a comunicação entre as formigas, não abrindo margem para elas deixarem uma trilha de cheiro para trás. “A fim de alertar outras formigas sobre a localização do alimento, os insetos provavelmente enviam mensagens informando seus companheiros não sobre o lugar exato da comida, mas sobre a distância ou o número de passos e assim por diante”, escrevem os cientistas.
“Mesmo que seja assim”, acrescentam, “isso mostra que formigas são capazes de utilizar valores quantitativos e passar informações sobre eles”. Outra pesquisa mostra que tanto formigas quanto abelhas executam tarefas de “abstração e extrapolação”, além de outras habilidades matemática, afirmam os investigadores.
As formigas, elas continuam, conseguem realizar operações aritméticas simples com números pequenos. “Acreditamos que aplicar ideias de teoria da informação e usar sistemas de comunicação natural dos animais altamente sociais pode abrir novos horizontes no estudo da cognição numérica”, defendem.
Os cientistas ainda destacam outros estudos que demonstraram as habilidades matemática de vários animais. Aves são normalmente áses na matemática. Pombos, corvos e os papagaios são particularmente bons em quebra-cabeças relacionados a números. Os primatas não-humanos, tais como os chimpanzés, são ok em matemática, mas perdem feio para as minúsculas formigas.
Fonte: HYPE SCIENCE
Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática vão até 30 de abril
A olimpíada é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).
As escolas interessadas em participar das olimpíadas devem se cadastrar na página do projeto. Instituições de ensino públicas e particulares competem em quatro níveis – o primeiro para alunos do sexto e sétimo anos do fundamental; o segundo para oitavo e nono anos; o terceiro para o ensino médio, e o nível universitário para estudantes de graduação.
Os resultados serão divulgados em dezembro e os vencedores serão convidados a participar da 15ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2012. Além das medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.
Saiba mais sobre esta edição da Olimpíada de Matemática no site do projeto.
Fonte: Portal MEC
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
Como foi instituído?
Pelo projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira. Esse projeto foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura e encontra-se, desde 2008, na Comissão de Constituição e Justiça para homologação final.
Para que instituir um dia nacional para a Matemática?
A intenção é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.
Porque foi escolhido o dia 6 de maio?
Porque coincide com o aniversário de nascimento de Malba Tahan.
Quem foi Malba Tahan?
Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan ou simplesmente Malba Tahan é o pseudônimo do professor de Matemática Julio César de Mello e Souza. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1895, e faleceu em 1974, no Recife, aos 79 anos.
O que Malba Tahan fez para merecer essa homenagem?
Malba Tahan escreveu mais de uma centena de livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil.
A centralidade de suas histórias está em aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões.
Entre suas obras está o romance O Homem que Calculava, já traduzido para doze idiomas. Nessa obra pode-se ler sobre as aventuras de Beremis, um árabe que gostava de resolver os problemas cotidianos com soluções matemáticas. É nesse livro que está publicado o problema dos 35 camelos, um dos mais famosos criados pelo autor.
Os números e as propriedades numéricas eram, para Malba Tahan, como seres vivos. Ele dizia que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas.
Como um professor ousado para a época, ele gostava de ir muito além do ensino teórico e expositivo. Por isso, em suas aulas, Tahan elaborava enigmas para iniciar suas explicações. Em seu modo de brincar com as coisas da matemática, dizia que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas, pois, para ele, os números e as propriedades numéricas eram como seres vivos.
Malba Taham criticava duramente professores de matemática. Para ele “o professor de Matemática em geral é um sádico. Ele sente prazer em complicar tudo”. Ele também nunca atribuía notas “zero” nem reprovava seus alunos. Sobre essa postura ele perguntava: “Por que dar zero se há tantos outros números?”.
Por que ele usava o pseudônimo Malba Tahan em vez de seu verdadeiro nome?
Um jornal havia rejeitado seus contos quando ele os assinou com seu verdadeiro nome. Então ele passou a adotar um nome falso para fingir que era um escritor de outro país. Com seu primeiro nome falso R. S. Slade ele conseguiu publicar uma história no mesmo jornal que já o havia rejeitado. Como a estratégia funcionou, ele decidiu usar sempre um pseudônimo estrangeiro. Mais tarde, escolheu Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan ou simplesmente, Malba Tahan, pois adorava escrever histórias árabes.
O que se pode aprender com as obras de Malba Tahan?
As obras de Malba Tahan permitem aprender conceitos de Matemática e constatar que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa.
Como comemorar a data?
Desde a criação dessa data, instituições de ensino de todo o Brasil aproveitam esse dia para realizar eventos e divulgar:
- as contribuições da Matemática como área do conhecimento humano;
- a História da Matemática e suas aplicações no mundo contemporâneo;
- as relações entre Matemática e Arte;
- as contribuições da Matemática como ferramenta para outras ciências.
- Sugestões de atividades para serem realizadas no Dia Nacional da Matemática
- Relatos de experiência de eventos já realizados no Dia Nacional da Matemática
BIAJOTI, Emeron Donizeti. O dia nacional da matemática. Disponível em: <http://www.profcardy.com/artigos/dia-nacional-da-matematica.php>. Acesso em: 17 mar. 2011.
NOÉ, Marcos. Dia nacional da matemática. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-matematica.htm>. Acesso em: 17 mar. 2011.
LISBOA, Marcelo. Dia nacional da matemática. Disponível em: <http://marcelolisboa.wordpress.com/2007/05/06/dia-nacional-da-matematica/>. Acesso em: 17 mar. 2011.
Site oficial de Malba Taham. <http://www.malbatahan.com.br/>. Acesso em: 17 mar. 2011.
Provinha Brasil de matemática
Ministério vai testar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
Além dos cadernos de questões para os alunos, os professores vão receber cartilhas orientando sobre a aplicação e a correção dos exames. De acordo com a coordenadora do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Mariana Santos, a prova de Matemática já foi realizada, em fase de testes, para estudantes da rede pública nos meses de novembro e dezembro do ano passado. A previsão do ministério é que, em 2012, todas as escolas municipais receberão as duas provas no início do ano e no final do segundo semestre.
Fonte: O DIA ONLINE
As metas do novo Plano Nacional de Educação
O QUE É PROGRESSÃO CONTINUADA?
Saiba as diferenças entre o ensino por séries e por ciclos

Da Redação do Todos Pela Educação
O que é progressão continuada?
No Ensino Fundamental, o Brasil possui duas formas básicas de ensino: por séries ou por ciclos. O primeiro tipo pressupõe que cada aluno com desempenho insatisfatório seja reprovado ao final do ano letivo. Já os que dominam o conhecimento esperado devem progredir para a próxima série.
Qual a intenção de dividir o estudo em ciclos e de limitar a repetência?
De acordo com pesquisadores da Educação, os ciclos são uma tentativa de regularizar o fluxo dos alunos ao longo dos anos na escola, superando o fracasso escolar das altas taxas de reprovação. A ideia é fazer com que os estudantes tenham acesso ao ensino sem interrupções ou repetências que criem desânimo ou prejudiquem o aprendizado.
Quando a progressão automática começou a ser implantada?
Há iniciativas de instituir o ensino por ciclos que datam de 1920. A partir dos anos 1980, a temática ganhou destaque nos debates nacionais. Mas foi em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que mais redes de ensino começaram a adotar o ensino por ciclos e a progressão dentro deles.
Quais são os nomes que a progressão continuada já recebeu?
Alguns dos nomes são promoção automática, aprovação automática e avanço progressivo. Alguns trazem uma carga negativa, como "aprovação automática".
Quantas escolas têm progressão continuada?
No País, 25 de cada 100 escolas oferecem o ensino por meio de ciclos, com a progressão continuada dentro deles. No estado de São Paulo, que tem a maior rede de ensino do Brasil, 99 a cada 100 escolas oferecem ensino com ciclos. Em número de matrículas, os ciclos têm quase 12 milhões de estudantes, o que corresponde a 37,8% do total no País, segundo o Censo Escolar 2009.
A progressão continuada prejudica o aprendizado?
Não. De acordo com artigo do professor Ocimar Munhoz Alavarse, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), "a repetência é contraindicada, na imensa maioria dos casos, por não resultar em ganho para os que estão repetindo". Em comparações de alunos com as mesmas dificuldades, os que progrediram na escola tiveram vantagens sobre os que repetiram, pois puderam seguir com o mesmo grupo de colegas e recuperar parte das habilidades esperadas.
Por que a progressão continuada e o ensino por ciclos são tão criticados?
Muitas famílias associam os ciclos a uma queda da qualidade do ensino, daí o motivo das críticas. Parte dos professores também acredita que a ferramenta da reprovação é um "incentivo" aos estudantes.
O que o ensino por ciclos e a progressão continuada precisam para funcionar bem?
O ensino por ciclos depende de condições materiais adequadas nas escolas, de bons profissionais, do acompanhamento das famílias. Alguns elementos são fundamentais para a escola, tais como:
- Clareza sobre o currículo e sobre os conteúdos que cada estudante tem de aprender.
- Engajamento da equipe de professores, com trabalho coletivo e até mesmo mudança das jornadas de trabalho.
- Avaliação do aprendizado dos estudantes e da própria instituição a todo o tempo, para corrigir eventuais falhas.
- Entendimento do processo de aprendizagem de cada aluno.